31.1.08

Eu comecei uma brincadeira...

Ouvi agora esta música no blogue do Sr. "a minha sombra" e lembrei-me de repente daquelas tardes de karaoke que tinhamos na Gentil, as interpretações do Gonçalo em cima do puff, os duetos que surgiam espontaneamente!... Que alguém se atreva a dizer que faltávamos às aulas apenas para jogar às cartas... não!! Aquilo eram pequenos momentos culturais que guardo com saudade! (bem...alguns no baú dos meus tesouros mais deprimentes, confesso!)
Alguém se lembra???

30.1.08

Aviso à Navegação!!

Esta mensagem é dirigida a dois amigos (chamemos-lhe "Pedro" e "Ricardo", no sentido de preservar a sua privacidade), que recentemente descobriram este blogue.

(Sim, vou passar de 5 a 7 leitores!!!)


-Não é permitido utilizar a informação disponibilizada neste espaço, passada, presente ou futura, pessoal ou impessoal, como arma de arremesso para me esburacar a aura!


- Qualquer acto que contrarie o ponto anterior, pode e será usada contra vocês... em praça pública!

Welcome aboard!





Imagem: aqui

27.1.08

Nem em alguns dias de Verão...


... vi a praia com tanta gente como vi hoje!

Casais com filhos a brincar, jovens, adultos e menos jovens a passear, surfistas... a praia da Rainha estava, pode-se dizer tendo em conta que estamos em Janeiro, à pinha!

Quanto a mim soube-me muito bem o passeio junto ao mar até à praia da Cornélia! De vez em quando sabe bem estes momentos de "fotossíntese" invernal!

A Ilha das Trevas


Um livro óptimo! A história de Timor Leste contada do ponto de vista do povo anónimo... o genocídio, o massacre, a violentação e a humilhação sofridos devido à invasão e à ocupação indonésias durante mais de 30 anos! A resistência, a luta pela independência de Timor Leste, a luta pela paz e direitos humanos nas pessoas de Xanana Gusmão, D. Ximenes Belo, Ramos Horta e vários políticos portugueses... alguns dos nomes que ficaram para a história da independência de Timor são também personagens deste livro.

O género de livro de ficção que divulga a história através de histórias não necessariamente de ficção, como diz o autor.

Emocionei-me, revoltei-me, chorei e ri ao longo de cerca de 350 páginas!

Recomendo vivamente!

26.1.08

Jovens, álcool e... Deus nosso senhor! :)

Bar funciona por baixo da igreja dos Santos Mártires
"A criação de um bar na cave de uma igreja, em Bragança, está a preocupar alguns dos habitantes da zona dos Formarigos, onde funciona a Academia da Juventude, um projecto da paróquia dos Santos Mártires que trabalha no âmbito do apoio aos jovens. A igreja está localizada mesmo em frente ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), frequentado por mais de seis mil estudantes, que são o público-alvo da iniciativa. O assunto divide a vizinhança e não é pacífico. Uns concordam e garantem que se trata de uma boa opção para os jovens, "não sou cliente, mas vou ser, acho normal haver aqui um bar, às vezes também vou à missa, não vejo qual o problema", garantiu Cristiano Matos. São as idosas quem radicaliza as posições e se manifesta totalmente contra. "Um sítio de sem-vergonhice não pode funcionar por baixo de uma igreja", referiu Maria Amélia Carrachela. Outra vizinha, testemunha de Jeová, considera que é mau "um negócio numa igreja". Sandra Cordeiro, a responsável pelo projecto, garante que chamar ao espaço "um bar" como qualquer outro é muito redutor, acrescentando que não se trata de um bar, "mas de um projecto cultural e recreativo para jovens. "O bar é um serviço de apoio às actividades", explicou. O projecto dá apoio a iniciativas ligadas à música, dança, cursos de línguas, etc.. A paróquia organiza espectáculos, exposições no local e dispõe de Internet wireless. "Podem vir, trazer o computador portátil e trabalhar, conviver e beber um cafezinho", justificou. O estabelecimento é semelhante aos outros, além de café e refrigerantes, vende bebidas alcoólicas. "O álcool entra porque os jovens habitualmente consomem bebidas alcoólicas, mas vamos alertar para que bebam com moderação", explicou Sandra Cordeiro. O acesso é restrito a sócios ou a estudantes universitários e o bar não funciona nos horários da missa. A coordenadora do projecto recusa a ideia do local como um bar vulgar, pelo que não vão entrar em concorrência com os que já existem, e reforça a ideia de que serve para leccionar catequese e para ajudar os jovens que não têm a atenção da cidade. "

In JN

Para recordar...

24.1.08

Quem se lixa é sempre o mesmo!


Finalmente se começam a ver, nas leis de quem nos governa, uma preocupação por estimular os estilos de vida saudáveis!

Não, não falo apenas da já badalada Lei do Tabaco.
A 1 de Janeiro deste ano, o IVA dos ginasios baixou de 21% para 5%. Fantásticas notícias! Certo?
Errado!

A história é a seguinte: ao ter conhecimento disto, dirigi-me a uma das gerentes do ginásio que frequento, questionando sobre a descida do valor das mensalidades. A resposta que obtive foi que estas se iriam manter no mesmo valor. Argumentos? Fracos, incosistentes e pouco válidos (que quando o IVA subiu de 19% para 21% eles não tinham aumentado os preços, e outras barbaridades...).

Fiz as contas de cabeça e fiquei escandalizada! Senão vejamos.

Numa mensalidade de 50Euros, o que viria descriminado no recibo de pagamento seriam 39,5Euros de mensalidade e 10,50Euros de IVA.

Neste momento, para o valor que considerei no exemplo, deveria vir o mesmo valor de mensalidade, acrescido de mais 5% de IVA, isto é 1,975Euros; ou seja o valor a pagar da mensalidade deveria baixar de 50 Euros para 41,50Euros (ou um pouco mais com os devidos acertos da inflação).

Porém não foi isto que se passou... Não é preciso ser um ás a matemática para ver que a margem de lucro aumentou esponencialmente. São 16% de aumento de lucro que o meu ginásio vai ter este ano à minha conta e das restantes sócias! São, mais coisa menos coisa, 8,5Euros/mês/pessoa que estão a encher os seus cofres através de uma medida criada supostamente para beneficiar a população e para estimular a prática de exercício físico...

Uma vergonha, no mínimo!

A queixa vai seguir para quem de direito como é obvio! No livro amarelo e para DECO!

O que isto vai dar... se verá!

20.1.08

Pelo sonho é que vamos...

Pelo Sonho é que vamos,

comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?

Haja ou não haja frutos,

pelo sonho é que vamos.


Basta a fé no que temos,

Basta a esperança naquilo

que talvez não teremos.

Basta que a alma demos,

com a mesma alegria,

ao que desconhecemos

e do que é do dia-a-dia.


Chegamos? Não chegamos?


- Partimos. Vamos. Somos.



Sebastião da Gama

19.1.08

I'm sorry...


... por não poder estar presente nos blog awards!

18.1.08

Como as cerejas...


...pega-se numa e vêm sempre pelo menos outra atrás: os assuntos das conversas de bar entre amigos!

Depois de um jantar moderada e qualitativamente bem regado, entre amigos, um copo supostamente rápido no bar de sempre, durou até às duas da manhã!

Como se começou a falar em viagens, se passou a um debate sobre as pequenas diferenças que nos tornam tão iguais aos outros e se acabou a discutir nomes preferidos para hipotéticos filhos... não sei!

Mas é esta faceta espontânea da vida que me alicia, e me faz sempre ter esperança e vontade de viver todos os dias de sol que vêm depois dos dias cinzentos e chuvosos!

17.1.08

Tragicomedia pessoal!


Por vezes arrependo-me de não ter iniciado este blogue como "autora anónima". Digo isto porque a minha vida é uma sucessão de acontecimentos insólitos e tragico-comicos, que por vezes sinto necessidade deste exercício de escrita para os... exorcisar!


Assim sendo, e porque desconfio que o meu pai poderá ser um dos meus leitores assíduos, resta-me IMAGINAR títulos para pequenas/grandes histórias com o interesse e qualidade de qualquer argumento para uma telenovela venezuelana:

"O primeiro amor: contos de amizade, paixão e desilusão..."

"«Flash team»: tudo o que cabe num verão algarvio!"

"Ensino superior: livros, álcool e... «rock n'rol»"

"Amor à primeira vista e outras histórias do alentejo profundo"

"Onde é que dormiste hoje?: graças e desgraças de acampar sem tenda em encontros estudantis"

"A insustentável distância ou a proximidade virtual... quantos sapos conseguimos engolir?"
"Crónica de uma realidade virtualmente interessante e da condição de «a rapariga da outra margem»"
"Os homens são todos iguais: mito ou realidade? - Ensaio"

São apenas ideias... e qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência!

16.1.08

Ainda a poesia a definir estados de alma!...


É nisto que reside a beleza da arte: o lembrar-nos repetidamente a nossa natureza, a nossa essência... porque se sinto e me identifico tanto com algo escrito por outro, é porque há qualquer coisa de universal nisto de sentir e de pensar!

Um dos meus poemas preferidos, dispensando comentários:

Cântico Negro

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços, E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!

José Régio


Imagem: aqui

13.1.08

Reciclar é fácil... dizem eles!

Já era tempo de reverem a distribuição dos ecopontos pelas localidades!
Entram-nos pela casa adentro com anúncios destes, a que só o mais duro dos insensíveis consegue ficar indiferente, e depois para levar o lixo para a reciclagem é preciso ir de carro...



Porque me fez sorrir... :)

11.1.08

Chorei baba e ranho a ver...

"The Mighty" (1998)

SINOPSE
A procura da amizade é a mais nobre de todas as causas.
As actrizes premiadas Sharon Stone (A Esfera, Casino) e Gillian Anderson (Ficheiros Secretos) brilham neste maravilhoso filme que recebeu calorosos aplausos da crítica! Com o apoio da sua dedicada mãe (Stone), Kevin (Kieran Culkin) um garoto de 13 anos trava amizade com um vizinho da sua idade, Max. Embora ambos tenham problemas que os marginalizam, Kevin e MAx descobrem que combinando as capacidade de ambos, podem ultrapassar limitações individuais e vencer qualquer adversidade. À medida que entram em diversas aventuras juntos, eles descobrem o maior de todos os tesouros: a amizade! Com Gena Rowlands (Entre Estranhos e Amantes) e outros actores de peso, Os Poderosos é um filme de puro entertenimento que irá elevar o seu espírito e tocar o seu coração.


Realizador
Peter Chelsom

Quem me conhece bem sabe que cinema não é a minha "primeira" arte, nem a sétima como alguns a consideram. Contudo, apesar de não ser uma verdadeira fã de cinema (prefiro de longe teatro, música, dança...), de vez em quando entrego-me aos prazeres daquela conjugação maravilhosa que é um filme, um sofá e um cobertor!
Foi o caso de ontem... já a madrugada ia adiantada, comecei a ver este filme e só parei para desligar a tv no final, com a alma lavada de tanta lágrima!! (não deixo de achar curiosa esta capacidade que o cinema tem de despertar as mais poderosas emoções!)
É um filme muio "light", mas com aquele efeito que algumas das coisas mais simples têm na vida... a de nos emocionarem e fazerem sonhar!
Não sou a melhor crítica de cinema mas... recomendo!

8.1.08

Ainda bem que gostaste Michael!!



E eu a pensar que seria mais uma tentativa falhada de educar os teus gostos musicais mariah'o'dependentes! ;)

Quem são os leitores anónimos!?...


Várias vezes neste blogue me refiro aos "meus três únicos leitores"! Embora fosse uma verdade quando o criei, hoje em dia é OBVIAMENTE(!!) uma força de expressão: em 7 meses de existência este blogue teve um crescimento exponencial no número de leitores assíduos - de três passou para... cinco?

Não obstante este aspecto, as estatísticas do blogue têm vindo a intrigar-me... Não tenho pretensões de descobrir quem são os leitores esporádicos do Brasil, Canadá, Alemanha, etc. Mas intriga-me deveras a identidade dos leitores do Barreiro e Setúbal, por exemplo, que visitam este meu espaço com uma regularidade acima "dos meus três únicos leitores"... E há mais leitores de Lisboa do que aqueles que eu consigo adivinhar a identidade!

Por isso deixo o repto! Dizendo bem ou mal, criticando, opinando, desdenhando... comentem!

Pode ser que sejam a motivação para continuar nesta linha autobiográfica pobre e decadente que tenho seguido, ou a voz da razão para dar mais de mim a este espaço!

Seja de que forma for: são benvindos!


6.1.08

Feliz 2008!!







































Há qualquer coisa nestas datas marcantes, nestes períodos de fim e (re)começo que me deixa melancólica, pensativa mas também inspirada, optimista e com a esperança renovada! Acho que é geral...

No momento de comer as 12 passas acontece-me todos os anos o mesmo: acabo por repetir desejos! Este ano, ao reflectir sobre isso uns dias antes, pensei em escrever uma lista dos meus desejos para no momento certo os "desejar" com muita força... (podem rir!...)

O que é facto é que os dias foram-se passando e chegada a altura aconteceu-me o mesmo de sempre!... A diferença é que, talvez a idade, talvez as experiências que me marcaram este último ano, me fizeram perceber porquê! Tudo se resume a alguns aspectos básicos:
Saúde em primeiro lugar!
Amor... como valor universal, imprescindível para se conseguir...

A paz (comigo e com o mundo) necessária para...
Ser feliz!
E se não faltar o trabalho, o resto vai-se construindo por si!
E foi assim que, desejando do fundo do coração estas coisas fundamentais, para mim, para a minha família e para todos os meus amigos, engoli as minhas doze passas com um golo de champagne, quando bateram as doze badaladas do primeiro dia de 2008.

Ah, é verdade! Foram três dias muito agradáveis no Baleal, perto de Peniche, com aqueles amigos de sempre!
Feliz 2008 para todos!