27.2.09

Those days are over!...


Disse-o Barack Obama no seu primeiro discurso como presidente; disse-o ao exprimir a sua vontade de "reconstruir" e "recuperar" a economia americana, colocando o dedo na ferida quanto às causas (que não são recentes) da actual crise. (O discurso está disponível - os cerca de 53 minutos - no youtube)

Disse-o também, citando o último, Paulo Rangel do PSD na Assembleia da República, no último debate quinzenal, acusando José Sócrates de esbanjar 500 mil euros por cada inauguração de "concessões rodoviárias"... naquilo que ficou conhecido como o debate do croquete!

E digo-o eu! Para mim própria para vencer as minhas crises! E porque não? Tenho tanto direito à falta de imaginação como qualquer político português! E sempre que me assaltarem medos antigos e receios novos de abraçar o que a vida me vai oferecendo, repetirei: "those days are over!!!"

25.2.09

Os Óscares são prémios para meninos...


...quando comparados com os Stella Awards. Estes prémios foram criados para premiar os processos judiciais mais estranhos dos EUA. Devem o seu nome a Stella Liebeck, uma mulher de 79 anos que em 1992 ganhou 2,1 milhões de euros depois de processar o McDonald's pelo facto do café estar demasiado quente!... Sem comentários!
Os vencedores deste ano são:

"Um advogado de Washington pôs um processo de 51 milhões de euros contra uma lavandaria que lhe perdeu umas calças. Alega sofrimento mental e desconforto."

"Terrence Dickson, da Pensilvânia, ganhou 391 mil euros depois de processar a companhia de seguros de uma família em cuja garagem ficou preso durante oito dias - após lhes assaltar a casa"

"Num bar de Filadélfia, uma mulher agrediu o namorado atirando-lhe uma bebida à cara. Mas a seguir escorregou no líquido derramado no chão e partiu uma perna. Pediu 88mil euros de indemnização ao bar e ganhou."

Kathleen Robertson, do Texas, tropeçou numa criança numa loja e partiu a bacia. Processou os donos e ganhou 62mil euros. Pormenor irrelevante: a criança era sua filha!"


Fonte: Revista Sábado nº251, 19 Fevereiro de 2009; pag. 22

12.2.09

O prometido é devido!

Dinamitando... na cozinha! - Biscoitos de milho, coco e erva doce

Pois é... decidi publicar de vez em quando algumas receitas que fazem parte das minhas experiências culinárias... uma vez que esta é uma das minhas actividades "extra-curriculares" preferidas! Começo com uma receita de biscoitos de milho, coco e erva doce, que fiz para levar à minha avó! (Isto parece quase a história do Capuchinho Vermelho...:) adiante!) A receita tirei algures da internet mas acabei por a modificar bastante!



Precisei de:

1 chávena de farinha de milho

2 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de sopoa de água

2 chávenas de açúcar

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de coco ralado

1 colher de sobremesa de erva doce

1 colher se sobremesa de canela

1 pitada de sal

2 ovos

2 limões


Peneirei para uma tijela a farinha com o fermento, o açucar e o sal. Misturei a canela, a erva doce, a raspa dos dois limões e o coco. Misturei bem todos os ingredientes secos. Abri uma cova no meio e deitei lá dentro a manteiga amolecida, os ovos ligeiramente batidos e a água. Bati muito bem até se transformar numa massa lisa e uniforme. Com esta fiz uma bola e envolvi em pelicula aderente e deixei descansar um bocado (o tempo do forno aquecer mais ou menos a 220º). De seguida, ainda com a pelicula aderente, estendi a massa numa placa com mais ou menos 1 cm de espessura. Retirei a pelicula aderente e cortei massa em rectângulos pequenos. Coloquei-os em tabuleiros forrados com papel vegetal e levei ao forno por cerca de 12 minutos!




9.2.09

De novo... O Roque e a Amiga!






Graças aos programas específicos, lá vou conseguindo seguir o rasto de alguns visitantes e ir sabendo graças a que palavras de pesquisa, o internauta desconhecido, vem dar a esta humilde página.



Ora, acontece que uma das expressões que mais frequentemente aparece é "O roque e a amiga" e "significado da expressão roque e a amiga"; provavelmente graças a um post já publicado com o mesmo nome.


Em recentes arrumações do sotão redescobri esta pérola do non sense de uma geração; o humor radiofónico passado a livro; os diálogos entre dois jovens "pra frentex" dos anos 70 que em nada se adequam às cândidas ilustrações que acompanham os textos!...
E como esta semana é o aniversário de um dos meus "Roques", não resisti a partilhar algumas imagens!... (carregar nas imagens para aumentar)



Neste momento parece-me que para encontar um exemplar só em alfarrabistas! Tenho um exemplar que era dos meus pais, mas gostava de encontrar outro, em melhor estado; contudo, apesar de visitar com certa regularidade esses vendedores de literatura "usada", ainda não tive essa sorte!...

4.2.09

Dilemas éticos!!

Somos frequentemente confrontados com eles nesta profissão! E no bloco operatório em que os doentes vêm e vão, as questões do consentimento informado, do respeito pela autonomia da pessoa, etc., em situações de urgência são por vezes muito delicadas... E num doente surdo-mudo, com o consentimento assinado pela família, é difícil validar todas essas questões! Embora acreditando que o valor máximo que impera na decisão é o salvar a vida do doente, a diferença de qualidade de vida que resulta do procedimento deixou-me a pensar!... e às vezes estes pensamentos tiram-me o sono!

Sustenho a respiração...


... e espero q o azar q me perseguiu a semana passada não de por mim! E só domingo é dia de balanço, sendo que Sábado é a prova de fogo!...





Respiro fundo e lembro-me da força...

2.2.09

Vicky Cristina Barcelona

Uma história de relações humanas normais, extravagantes, certas, erradas (??)...De sentimentos, de emoções, de atracções, do efémero vs o eterno... e de como a vida pode ter tantas cores e como se pode ter tantas certezas e incertezs num espaço de um Verão! Um argumento bem ao estilo de Woody Allen... ou se ama ou se odeia! Barcelona/ Espanha e o seu melhor encanto, pelas imagens, pela música, pelo ambiente, e excelentes interpretações de Penélope Cruz, Javier Bardem e Scarlett Johansson, em especial dos dois primeiros. Foi o meu programa para acabar o fim de semana!

1.2.09

Perfume de mulher...

Para descansar e preparar-me para enfrentar de cabeça erguida a proxima semana, este fim de semana foi um daqueles de ficar em casa, a ouvir a chuva e o temporal lá fora, e consumir os filmes antiquíssimos que passam na tv. Revi este filme, pela enésima vez, e pela enésima vez me emocionei... Adoro a cena do "tribunal" do colégio em que ele defende o Charlie de forma impressionante, mas a minha cena preferida de todas é esta... a do tango!


Semaninha de m#$%&!!!!



  • Aquilo que inicialmente se pensou que fosse uma infecção na patinha do meu cão, acbou por se descobrir ser um tumor, pelo que na segunda-feira, teve que ser amputado um dos digitos da pata traseira... para começar a semana em grande!


  • Terça-feira perdi a carteira com os documentos todos!!!


  • Durante toda a semana sucessivos insucessos e frustrações no trabalho foram autênticas lições de humildade!


  • As hormonas, os astros,(...) tudo estava alinhado para que esta semana fosse no mínimo estranha: ou foi uma TPM mais exacerbada que de costume, ou uma conjunctura de planetas desfavoravel, mas o que, é facto é que a minha capacidade de lidar com as frustrações estava muito em baixo pelo que as lágrimas foram ordem do dia! :)


  • Sexta-feira~são as palavras de alguém muito inesperado que me fazem sentir melhor reltaivamente ao meu trabalho!


  • Sábado a minha carteira é-me devolvida pelo senhor que a encontrou!


Mal posso esperar pela semana que vem!...