1.7.07

Environmental Children's Organization

Tomei conhecimento deste vídeo através do "O mundo é plano" (www.o-mundo-plano.blogspot.com) e acho que é daquelas coisas que vale a pena partilhar. (Obrigado André!)

De 3 a 14 de Junho de 1992, há 15 anos atrás, decorreu no Rio de Janeiro uma Conferência sobre ambiente e desenvolvimento. Uma menina de 12 anos, co-fundadora da ECO (Environmental Children's Organization), deslocou-se do Canadá ao Brasil para proferir este discurso poderoso frente a representantes de dezenas de países. Vale a pena ver o vídeo e reflectir sobre quanto do que foi dito caiu em saco roto; e porque é que há questões prioritárias que na cena internacional continuam a ser ignoradas.

3 comentários:

Anônimo disse...

é uma tristeza o k n se fez ainda...

Gonçalo Avelar disse...

O que não se fez e o que não se vai fazer... infelizmente, porém penso que ainda não há uma verdadeira conscielização por parte das pessoas...
Tem que haver uma maior mobilização da informação, embora já se comece a fazer qq coisa.
Podiam começar na escola, onde haveria melhores notas para os alunos mais ecoológicos, fazer semanas da cidadania, etc.

André disse...

Não me agradeças a mim. Agradece a quem disponibilizou o vídeo e nos permitiu ver as caras (penso que visualizei por ali umas expressões de vergonha) daqueles que decidem as prioridades globais com base em dados económicos. Contudo, penso que já se chegou a um ponto de viragem e as grandes potências (Países, Empresas, etc) já compreenderam que melhor qualidade do ambiente equivale a maiores rendimentos futuros.