24.1.08

Quem se lixa é sempre o mesmo!


Finalmente se começam a ver, nas leis de quem nos governa, uma preocupação por estimular os estilos de vida saudáveis!

Não, não falo apenas da já badalada Lei do Tabaco.
A 1 de Janeiro deste ano, o IVA dos ginasios baixou de 21% para 5%. Fantásticas notícias! Certo?
Errado!

A história é a seguinte: ao ter conhecimento disto, dirigi-me a uma das gerentes do ginásio que frequento, questionando sobre a descida do valor das mensalidades. A resposta que obtive foi que estas se iriam manter no mesmo valor. Argumentos? Fracos, incosistentes e pouco válidos (que quando o IVA subiu de 19% para 21% eles não tinham aumentado os preços, e outras barbaridades...).

Fiz as contas de cabeça e fiquei escandalizada! Senão vejamos.

Numa mensalidade de 50Euros, o que viria descriminado no recibo de pagamento seriam 39,5Euros de mensalidade e 10,50Euros de IVA.

Neste momento, para o valor que considerei no exemplo, deveria vir o mesmo valor de mensalidade, acrescido de mais 5% de IVA, isto é 1,975Euros; ou seja o valor a pagar da mensalidade deveria baixar de 50 Euros para 41,50Euros (ou um pouco mais com os devidos acertos da inflação).

Porém não foi isto que se passou... Não é preciso ser um ás a matemática para ver que a margem de lucro aumentou esponencialmente. São 16% de aumento de lucro que o meu ginásio vai ter este ano à minha conta e das restantes sócias! São, mais coisa menos coisa, 8,5Euros/mês/pessoa que estão a encher os seus cofres através de uma medida criada supostamente para beneficiar a população e para estimular a prática de exercício físico...

Uma vergonha, no mínimo!

A queixa vai seguir para quem de direito como é obvio! No livro amarelo e para DECO!

O que isto vai dar... se verá!

4 comentários:

André disse...

Bem apanhado!! Ladrões!
Vou dizer á minha conjuge para fazer as mesmas contas lá do ginásio onde anda....

Anônimo disse...

e fazes tu mt bem...

Gonçalo Avelar disse...

Mas a essas coisas a ASAE não vai...acho q fazes mt bem, temos de lutar pelos nossos direitos. É que andam aí umas pessoas que falam, falam, falam e ....

Pornosopher disse...

Isso não só acontece no teu ginásio como também no Holmes Palce...enfim ...cambada de caloteiros...ainda bem q a queixa vai para a Deco, aí pode ser que mudem de ideias e passem a cumprir as leis!