18.7.07

Ciclo de debates Dinamitando



Pois é! Pelo que tenho visto aí por certos blogues, é "chique" ter qualquer iniciativa própria. Assim lanço, para os meus três leitores, o ciclo de debates Dinamitando.

Uma vez por semana colocarei aqui um tema. Poderá ir do mais explosivo ao mais non sense ... A altura o dirá! Até quando? Bem, digamos que esta semana será uma experiência piloto que determinará a continuação!



Regras de participação:



  • Todos podem participar comentando

  • Se o tema for serio, espero ver pontos de vista fortes com argumentos inabaláveis... ou não!

  • Se o tema for estúpido, aí sim, espero ver empenho e uma ferocidade canina na defesa das opiniões pessoais!

Apresentarei um resumo das principais conclusões do debate num outro post lá para o final da semana.





Problemática desta semana:


  • Até que ponto a lingua portuguesa está em risco com a utlização indevida feita, principalmente, pelas gerações mais novas?


  • Qual a fronteira entre poupar espaço/tempo ou dinheiro nas sms ou nas salas de conversação da internet e assassinar a lingua portuguesa escrita?


  • Qual a finalidade de escrever algumas palavras deliberadamente mal. Exemplo: pois = poix????

Seria interessante ler o ponto de vista de alguns defensores desta prática, mas acredito que a popularidade deste blog não chegará a tanto. :)
Assim sendo, contentar-me-ei com as vossas opiniões!

8 comentários:

Mr. MyShadow disse...

Ora bem, a minha opinião pessoal em nada contribuirá para justificar o uso indevido de certas palavras (poix) em detrimento de outras (pois) mas servirá certamente para justificar a minha própria utilização de ALGUMAS estratégias poupadoras de palavras.
Em primeiro lugar, acho que não há justificação alguma para os erros de ortografia. Comecei a escrever em português 4 anos após o português normal, e já no 9º ano conseguia escrever sem erros ortográficos portanto não me venham com as desculpas do ensino superior. Faz-me confusão o á em vez de há, o fize-mos em vez de fizemos, a gente gostamos em vez de a gente gosta, alcança-se em vez de alcançasse ou até fodasse em vez de foda-se (esta aplica-se a todos os verbos, pois geralmente o verbo foder está bem escrito em qualquer caderno diário).
Em segundo lugar, acredito que o "k", "m", "pq" e afins sejam poupadores de letras - e poderão ser usados nos devidos locais: msn com amigos, sms com amigos. Outros contextos por favor não. Então, escrever isto em contexto profissional / académico é gritante!
Só não percebo uma coisa: de que forma o "x" poupa o "s"? poix tem as mesmas letras que pois, portanto "what's the point"? Além de dar um "mau aspecto do caraças", ridiculariza o remetente.
No entanto, um dos problemas deste tipo de poupança, é que as pessoas começam a acreditar mesmo que acho escreve-se "axo" e faço escreve-se "faxo".
Sugestões de combate: a todos aqueles que sabem verdadeiramente escrever, quando em conversação (msn, sms) com alguém que não sabe, utilizem a forma de escrita correcta como forma subtil de correcção ou até de formação inicial. Senão qualquer dia, deparamo-nos com documentos oficiais onde se lê: "Diário da Rpblca - alt's ds dcrtx leix"

Gonçalo Avelar disse...

O modelo que eu apresento está interligado com a formação e Fim do Universo. Tudo começou com o Big Bang e segundo estudos astronómicos, o universo vai crescendo até certo ponto e começará a regredir até voltar a ser aquela bola de energia.
Transportando isto para a humanidade, todos sabemos que descendemos dos macacos. Fomo-nos desenvolvendo até aos dias de hoje e vamos continuar a desenvolver-nos um pouco mais, até certo ponto... Depois voltamos à rota do Universo e vamos regredir novamente. E algumas alterações já se notam, como é o caso da linguagem, qualquer dia só nos percebemos com sons (uga buga) ou gestos. Como dizia Nostradamus, estamos perto do fim...

Mr. MyShadow disse...

E tudo isto sem um único erro ortográfico. Evolution!

Pornosopher disse...

Realmente...não tenho mto a acrescentar ao que o MrMyshadow disse....acho absolutamente rídiculo os erros ortográficos cometidos deliberadamente simplesmente por habituação à escrita dos sms e internet! Eu realmente por vezes cometo esse erro no envio das sms mas tento sempre evitar as ditas estratégias poupadoras de palavras...se bem que existem formas de poupar palavras utilizando as abreviações correctas!! Substituir "pois" por "poix"?? E o "k" por "q"??
Infelizmente esta prática tornou-se tão frequente e interiorizada pelas camadas mais jovens que eles consideram que estão a escrever correctamente...o que é absolutamente revoltante!!

Anônimo disse...

pois olha sra dina, eu tb sou muito contra o uso indevido das palavras, mas k é mt mais pratico é, mas por outro lado ja dei por mim a queres escrever correctamente e a dar erros e tenho como exemplo os putos de 8 e 9 anos que estáo na escola e n sabem escrever correctamente mas k sabem todos estes codigos dos poix e os tb e os fds e os tais...enfim...

André disse...

O mr. myshadow disse praticamente tudo...mas gosto bastante da teoria "out of the box" do gonçalo. Será esta outra forma de assassínio da língua portuguesa? O uso de estrangeirismos? Confesso que me agradam bastante algumas expressões em inglês, mas também acho ridículo que se diga "Sítio" em vez de "Site" ou "rede" em vez de "net" como um professor meu gosta muito de dizer. Talvez até tenha razão, mas creio que não existe problema em usar termos em inglês quando de facto são apropriados.

furoteaaura disse...

Boa noite miss dina.

A minha opinião em relação ao tópico " Qual a finalidade de escrever algumas palavras deliberadamente mal", será a preguiça, será o escrever mais palavras por minuto....
Quando observo certas sms que 2 teenagers que conheço me enviam, quase sempre tenho que pedir que me as decifrem pois nao as consigo ler....

Mas será uma evolução, uma ofença constante à nossa lingua ou será uma adaptação ás novas necessidades!

Se um adolescente estiver a falar no msn com 4 raparigas ao mesmo tempo e se quiser manter uma conversa fluida, dando respostas atempadas, não criando decepções em nenhuma delas, s calhar cmeça a escrever axim, poix escreverá mt + rápido, isto penso eu de q.....

Dina disse...

furo-te a aura hmmm???