11.4.08

Ainda Praga... curiosidades! (II)

Sou uma apreciadora de cerveja e, quando viajo, faço especial questão de provar as cervejas desses locais. Praga não foi excepção. O sítio escolhido para o efeito foi U Flekú, uma emblemática cervejaria de Praga, cujos registos indicam o fabrico de cerveja no local desde 1459.

A cerveja, actualmente ainda de fabrico próprio e tradicional, é preta e de sabor forte. O ambiente é o de uma tasca boémia. Largas e compridas mesas de madeira e bancos corridos, o barulho das conversas e dos risos que o álcool faz despoletar, mistura-se com a música que um duo de acordeão e aquilo que me pareceu uma tuba, vai tocando de mesa em mesa. Entramos e sentámo-nos numa dessas mesas que partilhámos com um grupo de russos.
Ainda nós estávamos a olhar em volta, a apreciar o ambiente, já um dos empregados com uma bandeja de uns cinquenta centimetros de diâmetro, carregada de canecas de cerveja preta, nos depositava em cima da mesa as ditas, mal nos dando tempo de recusar. Eu fui das que aceitei e gostei! Pedidas as bebidas, nova ronda, novo empregado a oferecer um licor típico da República Checa ("oferecer" é força de expressão como verificámos quando veio a conta), o "becherovka", um licor aromático feito de uma mistura de várias ervas e especiarias, demasiado apelativo para os meus sentidos.
Enquanto descansávamos e disfrutávamos do ambiente, ouvíamos os músicos a aproximarem-se e vimo-los tocar "serenatas personalizadas" em todas as mesas no seu caminho, findas as quais, o turista contribuia com uma nota que o músico da tuba, colocava dentro do respectivo instrumento musical.

Pensámos... ora aqui está uma excelente armadilha para o turista incauto que perante tanta simpatia se vê compelido e gratificar os músicos. e porque não confessar, procurámos passar despercebidas... o que não resultou. Dirigem-se à nossa mesa, num inglês macarrónico perguntam-nos de onde somos. Perante a resposta Portugal, as habituais referências a clubes de futebol e respectivos jogadores portugueses. (Sabem, aqueles comentários que parecem interrogar, vocês são do Portugal do Figo e de Mourinho ou do outro?) Qual não é o nosso espanto quando ouvimos os acordes da música "Coimbra é uma lição". O inesperado do tema escolhido para a "nossa serenata" fez-nos rir enquanto trauteávamos a música perante o olhar sorumbático e de expressão indefinível dos russos ao nosso lado. Escusado será dizer que o duo foi gratificado com uma notinha para juntar às outras dentro da tuba... mas foi um momento que valeu a pena!

Nenhum comentário: