13.5.09

Caminho de Santiago V

Já tenho a credencial! Recebi-a ontem! A credencial do peregrino é um documento que, não sendo imprescindível para a realização da peregrinação, é bastante aconselhável... tem a sua origem nas "cartas de apresentação" e nos "salvo-condutos" que os peregrinos levavam na época medieval. Actualmente concede áqueles que efectuam a peregrinação a pé, de bicicleta ou a cavalo, alguns previlégios tais como pernoitar em Albergues para peregrinos (existem vários ao longo de todo o caminho - nos vários caminhos), o acesso a "ménus do peregrino" em restaurantes, cafés, bares e cantinas e, entre outros, a obtenção da "Compostela". (mais à frente desenvolverei o tema).
Efectuei o pedido da minha credencial por e-mail para a Associação Espaço Jacobeus e realizei o pagamento por multibanco.

Hoje, após várias tentativas de comprar um guia do Caminho de Santiago nas livrarias portuguesas, encomendei pela internet através da livraria online "Casa del libro" , o guia "El camino de Santiago a pie" (NADAL, Paco. Aguilar 2008). Vou pagar um balúrdio em portes de envio mas, se tudo correr bem, dentro de 4 ou 5 dias úteis já poderei começar a lê-lo.


Vou actualizando...

Nenhum comentário: