17.5.09

Cabo Espichel - Sesimbra









Ontem juntei-me ao grupo do Projecto 4P (Percorrer a pé o Perímetro de Portugal) para uma caminhada do Cabo Espichel a Sesimbra. Fui muito bem recebida e informada que era a participante nº100. Foram 18km ao longo da costa, com subidas e descidas íngremes, algumas delas exigindo o seu que de escalada, ou por trilhos estreitos, ou, em menor quantidade, por estradão... mas sempre com o mar como pano de fundo... foi um verdadeiro festival para os sentidos... observar as cores e os contrastes da paisagem, sentir os diferentes cheiros do campo, e os do mar que o vento trazia, ouvir no silêncio o mar, os pássaros e as conversas que o grupo ia mantendo na caminhada e sentir o sol na cabeça, o vento na cara e a vegetação a rasgar-me as calças e arranhar-me os braços... Lindo! Foram cerca de 7h de caminhada, com as exigidas paragens para contemplar a paisagem, retemperar forças e a merecida e divertida pausa para almoço.
Os organizadores são simpatiquíssimos, e o grupo é muito heterogéneo em termos de idades, proveniências e experiências, mas todos muito simpáticos e verdadeiros amantes das caminhadas e da natureza.
O projecto 4p começou em 2007... As etapas cumprem o requesito de iniciarem onde terminou a anterior. Pelo que a próxima etapa junto à costa iniciar-se-á em Sesimbra, e a do interior iniciar-se-á perto de Juromenha, no Alentejo, se não estou em erro. (última etapa Monsaraz-Juromenha).
Não deixem de visitar o blog do Projecto.

Nenhum comentário: